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sábado, 3 de julho de 2010

Analisando as Ferramentas Web 2.0

1-Wiki – Segundo Clara Pereira Coutinho e João Batista Bottentuit Junior, no texto
Blog e Wiki: Os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0, “Um wiki é um sítio (site) na Web para o trabalho colectivo de um grupo de autores, a sua estrutura lógica é muito semelhante à de um blog, mas com a funcionalidade acrescida de que qualquer um pode juntar, editar e apagar conteúdos ainda que estes tenham sido criados por outros autores.
(...)
Permite a criação de novas páginas bastando para tal um clicar em determinados botões para se digitar um texto como se de um processador de texto se tratasse.(...) O wiki pode ser utilizado para que os estudantes desenvolvam um projecto em pequenos grupos, trabalhem uma parte de um projecto colectivo da turma ou mesmo para que os estudantes criem e mantenham o sítio web da disciplina ou curso.”
Considero a elaboração de uma wiki um excelente instrumento de construção do conhecimento, principalmente para a matéria que leciono (Português) pois, como diz o professor Humberto Zanetti em Por que não usar web 2.0 e redes sociais no ensino? por meio deste trabalho “O professor (...) terá a oportunidade de verificar aspectos muitas vezes difíceis de serem identificados na sala de aula, como a capacidade de elaborar textos, pesquisar sobre um assunto, dar uma opinião e debater a de outros.” e, além disso, acredito que o trabalho corporativo auxilia no estabelecimento de regras de convivência e no aprendizado do respeito ao outro e às opiniões alheias.
Ainda não construí wikis com meus alunos (na minha escola os alunos, por enquanto, só acessam os computadores com o professor de informática, situação esta que deve se modificar em breve) mas minha experiência pessoal, com a construção coletiva de um código de ética, no curso de pesquisa que fiz pela Educarede, mostrou-me o quanto esta ferramenta pode ser valiosa.
Explorei ainda a página da Wikipédia e verifiquei que as “regras” lá estabelecidas são modelos de comportamento ético a serem seguidos mas que também podem instigar à discussão.

2- Youtube - O Youtube é um site que permite acesso a vídeos, os mais variados, sobre os mais diferentes assuntos, (além de possibilitar que o internauta comente, critique, recomende ou faça download do vídeo assistido) o que, certamente, auxilia no aprendizado que se pretende propor aos alunos. Um exemplo: recentemente levei meus alunos ao Museu da Língua Portuguesa para verem a exposição “Menas” – o certo do errado e o errado do certo - e indiquei a eles que assistissem a dois vídeos, no Youtube, sobre a citada exposição – um da revista Nova Escola e outro do Radar Cultura (Entrelinhas) – não apenas para que entendessem melhor a exposição mas também para que tivessem mais subsídios para podermos discutir a respeito dela.
O Youtube permite também que as pessoas criem e coloquem seus próprios vídeos na rede, expondo-se, assim, às críticas, opiniões e comentários dos demais, o que exige um certo “amadurecimento”.
Certo que há muita coisa inútil no Youtube, mas é necessário que nossos alunos aprendam a ter discernimento e por que não praticá-lo por meio do Youtube?

Um comentário:

  1. Salve Salve profªMarilsa postei o trabalho la no meu blog da uma fusada la :http://negrytynho13.blogspot.com/

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